Uma das citações mais famosas de Warren Buffett, um dos investidores mais importantes do mercado financeiro, é: “Preço é o que você paga; valor é o que você recebe.” Mas o que exatamente essa citação significa e como podemos usá-la em nossa tomada de decisão? Neste artigo, vamos tentar responder essa pergunta. 

A Relação Preço x Valor: Por que “O Barato Sai Caro”? 

Ao tomar decisões que envolvam dinheiro, é comum sermos atraídos pela opção mais barata disponível. Afinal, todos gostam de economizar, não é mesmo? Contudo, existe um ditado popular que alerta sobre os perigos dessa escolha: “O barato sai caro”. Essa expressão captura uma verdade importante sobre a relação entre preço e valor, que frequentemente é ignorada na busca por economias imediatas. E quando o preço está relacionado a contratação de um serviço, ele muitas vezes se torna o principal critério de decisão. 

No entanto, optar pela alternativa mais barata pode resultar em consequências negativas. O que parecia ser uma vantagem à primeira vista pode, na verdade, falhar em termos de qualidade, segurança e falta de expertise. Por outro lado, ao considerar o valor como critério de decisão, estamos incorporando aspectos como qualidade, confiabilidade, suporte pós-venda e até mesmo a reputação da empresa. Escolher serviços que ofereçam um valor agregado pode proporcionar uma experiência melhor a longo prazo, evitando gastos adicionais. 

Um exemplo concreto  

A Apple é uma das marcas mais icônicas e valorizadas do mundo contemporâneo, não apenas pela inovação tecnológica, mas também pela fidelidade impressionante de seus usuários. A Apple não apenas fabrica dispositivos individuais, mas cria um ecossistema coeso que conecta seus produtos de maneira intuitiva e harmoniosa. A empresa oferece uma experiência integrada que simplifica a vida dos usuários, além disso, a Apple é conhecida por suas políticas rigorosas de privacidade e segurança, o que é um atrativo significativo para muitos consumidores preocupados com a proteção de seus dados pessoais. Esses fatores combinados tornam a transição para outras plataformas menos atraente para os usuários, mesmo com opções mais baratas disponíveis no mercado, levando as taxas de retenção da empresa a 92%. 

Quando falamos da Poly, estamos falando de valor 

Escolher a Poly significa escolher um parceiro que não apenas atende às suas necessidades imediatas, mas também mantém a sua paz de espírito. E aqui estão quatro pontos que exemplificam isso: 

  1. Foco na Experiência do Cliente: Desde o nosso primeiro contato até o último minuto focamos em oferecer um serviço e atendimento ímpar para os nossos clientes. Reconhecemos que desafios são parte integrante do Comércio Exterior, e nossa missão é minimizar ao máximo os impactos de quaisquer imprevistos, garantindo uma experiência positiva e eficiente para nossos clientes. 
  1. Ênfase na Qualidade e Inovação: Buscamos qualidade superior e inovação contínua para diferenciar nossos serviços no mercado. 
  1. Personalização e Customização: Oferecemos opções personalizadas e customizáveis, buscando soluções criativas para problemas específicos. 
  1. Plataforma integrada: O Poly Aduaneiro é uma plataforma disponibilizada pela Poly para que os clientes ou representantes possam obter informações, realizar consultas, incluir processos, solicitar serviços, consultar cobranças e respectivos romaneios assim como obter relatórios de todos os processos gerenciados pelo terminal, oferecendo autonomia, praticidade e facilidade para o seu dia a dia.  

Por fim, escolher investir em qualidade e excelência pode não apenas economizar dinheiro a longo prazo, mas também proporcionar uma experiência mais satisfatória. E parafraseando uma rede de hipermercados gaúcha que tem como slogan “economizar é comprar bem”. No mundo dos negócios, economizar é ser estratégico. Vem com a Poly!