Recentemente publicamos um artigo sobre os devidos cuidados na logística de cargas químicas e hoje, vamos falar um pouco sobre a armazenagem de cargas perigosas.

Proteger o meio ambiente e a população dos perigos inerentes à movimentação de produtos como combustíveis, resíduos industriais e produtos inflamáveis deve ser o principal objetivo das empresas. Os riscos a que estamos expostos são muitos, por isso a importância de você entender os devidos cuidados que uma empresa que armazena esse tipo de mercadoria precisa ter.

Vamos falar sobre alguns procedimentos de segurança que são essenciais no manuseio e armazenagem desse tipo de produto.

Treinamento de toda a equipe

O treinamento dos condutores é extremamente importante e indispensável para a prevenção de acidentes. O curso de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP) é obrigatório nesse caso, pois os condutores são devidamente orientados sobre todos os cuidados com as cargas e os principais riscos da operação.

Um dica importante neste caso é que as viagens de veículos carregados com cargas perigosas sejam realizadas durante o dia. Garantindo que o motorista esteja em boas condições físicas para dirigir.

Reforçamos a importância de treinar todos os envolvidos no processo, desde quem transporta, até aquele que recebe as cargas e movimenta dentro do armazém. A utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) é uma exigência incontestável para o manuseio desse tipo de produto.

Sinalização adequada

A sinalização envolve os veículos utilizados para transportar esses materiais químicos, que devem conter o rótulo de risco e o painel de segurança e também a área de armazenagem, indicando essas cargas perigosas, informando o risco do produto e os procedimentos que devem ser tomados para evitar acidentes.

Podemos classificar as cargas da seguinte maneira:

  • gases;
  • material radioativo;
  • sólidos inflamáveis;
  • líquidos inflamáveis;
  • substâncias corrosivas;
  • substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
  • substâncias tóxicas e substâncias infectantes.

Vale lembrar que o depósito deverá ser equipado com sistema eficiente de combate a incêndio como extintores de pó químico, sistemas de espuma e sistemas de água.

Armazenagem das cargas perigosas

Todo cuidado é pouco! Na hora de armazenar alguns produtos perigosos, é importante garantir que não fiquem próximos dos outros, é necessário segregá-los, pois alguns produtos em contato com outros, podem causar explosões.

É altamente recomendável uma estrutura específica para esse tipo de carga, para o devido cumprimento das normas de segurança de manuseio e acondicionamento. Os tipos de embalagens são construídos com o intuito de garantir a completa vedação para evitar vazamentos. Os materiais radioativos, por exemplo, são mantidos em câmaras completamente blindadas para prevenir o seu contato com o ambiente externo.

Conhecer em detalhes as especificações de armazenagem de cada classe de produtos perigosos é imprescindível, pois algumas possuem particularidades diferenciadas.

Os cuidados com a integridade das cargas perigosas

Outro aspecto que deve ser considerado é a sua integridade dos produtos. Manter a umidade e a temperatura dos produtos controlados para que sua vida útil não seja reduzida, é um requisito. Além disso, as lâmpadas, empilhadeiras e os outros equipamentos utilizados no armazém também devem ser projetados para não emitir energia e radiação que possam afetar os produtos.

A Poly possui operação portuária própria para cargas perigosas, além de armazenagem adequada e anuência dos órgãos como MAPA, ANVISA, Ministério do Exército e Polícia Federal. Possui uma vasta experiência neste segmento, atua com responsabilidade, cumprindo todas as exigências deste processo logístico.