Nestas últimas semanas, o mundo está apreensivo com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Desde que iniciaram os ataques da Rússia em território ucraniano, muitos países já sentem os efeitos, afinal, um conflito desta dimensão pode causar diversos impactos no comércio exterior. Mas, você sabe quais são os impactos no Brasil e em Santa Catarina?

A Ucrânia é um dos principais fornecedores mundiais de polímeros – utilizado em indústrias de embalagens plásticas – e os portos catarinenses transportam altos volumes deste material. Qualquer instabilidade na importação pode gerar consequências na movimentação e produção das empresas que precisam destes produtos. 

A Rússia é uma das principais parceiras comerciais do Brasil e a maior fornecedora de fertilizantes do mundo. Neste cenário, o setor agroindustrial e os produtores brasileiros sentem esse impacto, pois 70% dos fertilizantes que o Brasil utiliza na agricultura vem do exterior, sendo 23% da Rússia. Outro setor que pode sentir impactos, mas na exportação, é o comércio de carnes brasileiras, pois a Rússia importa do Brasil. 

Além dos polímeros e dos fertilizantes, a Rússia e a Ucrânia também são responsáveis por expressivos números de produtos em exportações mundiais, por exemplo: 80% do óleo de girassol exportado no mundo vem desses países, 29% do trigo e 19% do milho também. Com a diminuição ou falta desses produtos, os preços podem ficar elevados e é possível que o país busque fornecedores de outros países. 

Outro impacto que se sente a nível nacional e global é em relação ao petróleo e ao gás natural. A Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo no mundo, e o segundo maior exportador de petróleo. E sobre o gás natural, o país é o principal exportador e segundo maior produtor no mundo. O que gera uma preocupação, pois com o valor do barril de petróleo acima de U$100 (em mais de sete anos o valor não passava de U$100), os combustíveis e outras indústrias que o utilizam sofrem consequências, além da possibilidade de elevar a inflação e reduzir o poder de compra da população.