Assim como contêineres, a nossa capacidade não é infinita e quando nos sentimos sobrecarregados, perdemos a nossa eficiência e corremos o risco de danos irreparáveis. O fato é que todos nós possuímos limites que precisam ser respeitados para não carregarmos cargas que estão além da nossa capacidade. A sobrecarga nos leva à exaustão, a diminuição da autoestima e da confiança. Logo, a nossa performance vai diminuindo ao passo que não respeitamos o nosso corpo e a nossa mente. Por isso, para este fim de ano, vamos falar neste artigo sobre a  importância de se “esvaziar” para ser cheio novamente.

Pausas não são sinais de fraqueza, mas de sabedoria. Reconhecer quando é necessário parar e recarregar é o primeiro passo para se manter saudável. Da mesma forma que um contêiner precisa ser esvaziado para ser recarregado, devemos constantemente nos esvaziar. Os contêineres precisam de intervalos variados entre os carregamentos e nós também nos beneficiamos de diferentes tipos de pausas. Um contêiner precisa ser carregado estrategicamente para otimizar o espaço, ou seja, as nossas pausas devem ser planejadas também de maneira estratégica. Identificar os momentos do dia em que a energia está mais baixa e programar pausas nesses intervalos pode maximizar os benefícios.

Por isso, a busca por práticas diárias para o nosso “esvaziamento” se faz necessário em nossos dias, pois vivemos em um ritmo onde somos carregados de “coisas” que chegam por todos os lados, como: redes sociais, informações do trabalho, questões familiares, etc. Uma prática benéfica como mindfulness, pode nos ajudar a recarregar as baterias. Mas você sabe o que é e como pode incorporar isso no seu dia a dia? A gente te explica:

“Mindfulness, palavra que pode ser traduzida como “atenção plena”, é a prática de se concentrar completamente no presente. As preocupações com passado e futuro dão lugar a uma consciência avançada do  “agora”, que inclui percepção de sentimentos, sensações e ambiente.”

Formas para incorporar a atenção plena a sua rotina diária:

  1. Respiração Consciente: Reserve alguns minutos, especialmente de manhã ou antes de dormir, para focar em sua respiração. Inspire e expire conscientemente.
  2. Observação dos Sentidos: Ao realizar atividades cotidianas, concentre-se nos seus sentidos. Esteja plenamente presente ao saborear uma refeição, sentir a textura dos objetos ou ouvir os sons ao seu redor. Essa prática intensifica a conexão com o momento presente.
  3. Cultive a prática de gratidão: Mesmo que esteja passando por um período difícil, tente pensar fora da caixa e lembre-se de que sempre há coisas pelas quais ser grato.
  4. Medite e escreva em um diário: Após meditar, passe 10 minutos ou mais de manhã escrevendo seus pensamentos, sentimentos e observações, utilize um caderno ou um bloco de notas. É seu diário particular, que ninguém vai olhar, validar ou criticar. Por isso, é preciso que seja algo honesto e verdadeiro – é sua hora para refletir e experimentar de verdade.

Dedicar a atenção ao presente, parece simples, mas nem sempre é! À medida que nos despedimos deste ano, que cada indivíduo encontre tempo para se esvaziar, se recarregar e se renovar. E que a gente abra espaço para o novo que está chegando!