Conhecido no Ocidente como o Dia de Ação de Graças Coreano, o feriado Chuseok é um dos mais importantes da cultura sul-coreana. O festival de colheitas dura três dias, e Chuseok é celebrado no 15º dia do oitavo mês do calendário lunar, quando a lua cheia atinge seu brilho máximo. Neste ano, será entre os dias 9 a 12 de setembro, sendo  no dia 10 o dia de Chuseok.

Até a metade do século 20, a agricultura era predominante na Coreia, as famílias dependiam das estações do ano e de grandes colheitas para sobreviver e manter a economia. Para cuidar das plantações, baseavam-se nas fases da lua. Chuseok era, originalmente conhecido como Hangawi (한가위), que significa “celebração do meio (do outono)”. A importância milenar dessa data é expressada pelo provérbio: “Nada mais, nada menos. Somente o `Hangawi’”, uma frase usada para honrar ancestrais e agradecer a natureza pela generosidade e fartura.

É uma data em que as famílias se reúnem, comemoram a importância dos laços familiares. Há tradicionais banquetes – um destaque para o bolinho de arroz songpyeon, trocas de presentes, danças e muitos usam o hanbok – traje tradicional coreano. Nessas festividades também são realizados alguns rituais, como oferendas aos ancestrais (Charye) e visitas para limpar as lápides de antepassados e tirar as ervas daninhas que tiverem nascido em volta dos túmulos – Beolcho (algo similar ao que é feito no Brasil no dia dos finados).

 

Prato tradicional Songpyeon. Crédito: Donga Science

 

Como muitos dos feriados modernos, alguns costumes passaram por mudanças ao longo dos anos. Nem tudo o que foi feito nos milênios anteriores sobreviveu às guerras, divisões, invasões e tudo o que aconteceu no país. Por isso, a essência das tradições é tão importante na cultura sul-coreana e há tanto respeito com a própria história e ancestrais. 

Agora que sabemos a história deste feriado sul coreano, você sabe por que é importante antecipar as embarcações que passam pelo país antes dele? E como os feriados de outros países afetam as nossas embarcações?  

Blank Sailing

Toda vez que há um feriado como este, tem reflexos nas importações, pois causa Blank Sailing. O termo refere-se a qualquer alteração parcial ou total na rota de transporte marítimo de carga, que gera o cancelamento da atracação do navio em um porto específico ou da viagem inteira.

Isso é comum depois dos feriados. Como as indústrias são fechadas durante os dias de feriado, as cargas não são enviadas nos dias seguintes para os portos. Nesse contexto, não há carga suficiente para a saída dos navios nos dias seguintes, precisando aguardar a próxima partida. 

Quando uma carga foi reservada para uma partida que sofreu com Blank Sailing, sua saída será remarcada para avançar na próxima partida disponível. Por isso, é tão importante antecipar o embarque para antes do feriado.

E aí, gostou dessas informações? Antecipe seu embarque e acompanhe nossas redes sociais para mais informações ou novidades!