O transporte marítimo é a principal alternativa logística para o comércio global, e, dentro deste cenário, o conceito de LCL (Less than Container Load) tem ganhado cada vez mais destaque. LCL refere-se ao envio de cargas que não ocupam um contêiner completo, permitindo que diferentes cargas de vários clientes sejam agrupadas no mesmo contêiner, otimizando os custos e a eficiência do transporte. Ótima opção para empresas que possuem volume de carga insuficiente para preencher um contêiner. 

Nos últimos anos, o mercado de LCL tem demonstrado um crescimento notável. De acordo com dados da Drewry Supply Chain Advisors, o volume global de LCL cresceu 5,5% ao ano entre 2018 e 2022, e a tendência de crescimento deve continuar. Estima-se que, até 2026, o mercado de LCL atinja um volume de 10 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), representando 12% de todo o mercado de contêineres. 

A principal vantagem do LCL é sua flexibilidade para clientes que não têm volume suficiente para carregar um contêiner inteiro. Esse modelo permite uma redução significativa nos custos, já que as tarifas são compartilhadas entre os diversos embarcadores que utilizam o mesmo espaço. A economia pode ser de até 30% a 40% em comparação com o transporte de um contêiner completo (FCL – Full Container Load), além de permitir uma melhor gestão de estoque e menor tempo de espera. 

Outro fator que contribui para o sucesso do LCL é a redução do tempo de trânsito. De acordo com a Alphaliner, uma plataforma especializada em dados do setor marítimo, os serviços de LCL têm reduzido as janelas de transporte entre portos de origem e destino, graças a uma maior conectividade entre hubs internacionais e ao uso de tecnologias para rastreamento em tempo real. 

Com a crescente demanda por soluções logísticas mais eficientes e econômicas, o LCL tem se tornado uma ótima opção estratégica para empresas que buscam otimizar seus custos e prazos de entrega. É um modelo que se alinha perfeitamente com as necessidades do comércio global moderno.  

Neste contexto, a Poly oferece uma solução completa para cargas LCL, o Poly Pack. Esse serviço reúne frete internacional, armazém alfandegado para desconsolidação de cargas e entrega na porta. E tem mais: todos os processos são monitorados de ponta a ponta, para entregar eficiência operacional, comunicação eficaz e custos competitivos.